Introdução
Quando você adquire um produto Siemens node-locked pela primeira vez, é necessário registrar os dados da máquina em que a licença estará alocada.
Porém existem situações em que essa máquina não pode mais ser usada, por exemplo:
Se o computador queimar ou se um componente de rede for trocado (pois isso altera o MAC ADRESS da máquina).
Para alterar os dados em sua licença, siga o procedimento descrito abaixo:
Observações
– Se você planeja trocar os dados da sua licença, nos avise com antecedência para podermos dar entrada no processo antes de você trocar a máquina.
– Se a servidora atual está com algum problema que impeça seu uso, você pode solicitar uma licença emergencial de 7 dias por e-mail para continuar utilizando seus produtos até que a máquina seja trocada/consertada e você possa nos informar os novos dados dela.
- A troca de servidora é cobrada para clientes sem manutenção ativa.
O procedimento detalhado neste documento é apenas para:
– Licenças do tipo Node Locked.
– Todos os softwares que utilizam o licenciamento comum Siemens (exceto Solid Edge)
Caso sua licença seja Floating (Flutuante) ou Solid Edge, siga o procedimento
clicando aqui.
Caso sua licença seja Solid Edge 2019, ST10 ou inferior
, siga o procedimento clicando aqui.Caso sua licença seja Solid Edge Node Locked, siga
o procedimento clicando aqui.
Procedimento:
1) Faça o download do formulário de troca de servidora,
clicando aqui.
2) No campo Company Name preencha o Nome da Empresa (Razão Social) e CNPJ.
3) Para preencher o sold-to abra seu arquivo de licença no bloco de notas.
Verifique o número do Sold-to como mostrado na imagem abaixo e preencha no formulário.
4. A versão do software vai depender do software utilizado.

Verifique abaixo de acordo com o seu software:
NX: No exemplo abaixo, a versão é 2023
5) A seguir, marque a alternativa do porque está solicitando a troca de servidora. Abaixo estão as alternativas em português, respectivamente:
Aprimorando para um novo servidor;
Falha no servidor;
Novo adaptador de rede;
Realocando produto node-locked;
Informação inicial dada estava incorreta;
Outro.
6) Para preencher o MAC Address (Atual) abra o arquivo de licença com o bloco de notas e preencha com os dados mostrados abaixo:
Caso você tenha perdido o acesso à sua máquina antiga, nos avise no e-mail para que façamos a busca em nosso banco de dados.
7) Para preencher o MAC Address (Novo) execute o aplicativo getcid.exe na servidora nova, localizado na pasta padrão:
C:\Program Files\Siemens\PLMLicenseServer
Se você não tiver o License Server, você pode baixar apenas o getcid.exe
clicando aqui.
Utilize sempre o composite referente a placa de rede cabeada (ethernet), nunca wireless.
8) Preencha o campo a seguir SOMENTE SE houver algum produto FEMAP ou NODE-LOCKED incluído na sua licença. Caso tenha, informe quais são neste campo.
9) Por fim, preencha TODOS os dados indicados abaixo.
Você deve inclusive incluir sua assinatura. (Se necessário, imprima o documento, assine, e envie a cópia escaneada).
11) No título do e-mail escreva: troca de servidora - Node Locked
12) Se você não tiver manutenção ativa, nos avise no corpo do e-mail para que possamos encaminhar para o setor comercial.
(Se você não nos avisar que está sem manutenção, a Siemens vai cancelar o processo e você terá um tempo de espera maior. Por isso, para agilizar o procedimento, seja transparente quanto à sua situação.)
Aviso legal: Se você continuar a utilizar a servidora antiga para gerenciar licenças dos produtos Siemens após receber sua licença atualizada, isso será considerado como pirataria de software, resultando em sanções civis e penais. Para evitar problemas acidentais, aconselhamos que o responsável pelo TI delete todas as cópias de sua licença antiga assim que vocês receberem a nova.