Introdução
Quando o Solid Edge passa a apresentar problemas em uma única máquina, existe uma grande chance de que alguma chave esteja com erro no registro do Windows. Esse procedimento irá apresentar algumas maneiras de limpar ou restaurar o registro do Solid Edge para tentar solucionar esse tipo de situação.
Nota: Caso seu problema seja apenas no ambiente Design Manager, veja este outro tópico:
Nota: Caso seu problema seja apenas no ambiente Standard Parts, veja este outro tópico:
Nota: Antes de limpar o registro, experimente mudar as configurações do software para melhoria de performance, veja este outro tópico:
AVISO: LEIA O PROCEDIMENTO INTEIRO ANTES DE INICIAR!
Procedimento (Sem backup)
Caso você não tenha um backup das chaves de registro do Solid Edge, infelizmente será necessário apagar as chaves e reconfigurar algumas opções do software. É aconselhado que você futuramente faça backup de suas chaves de registro.
1) No menu inicial do Windows, execute o programa Regedit como Admin.
2) Busque no registro o endereço:
"Computador\HKEY_CURRENT_USER\Software\Siemens\Solid Edge\Version XXXX"
Sendo XXXX a versão do Solid Edge. (No exemplo abaixo, 223 significa versão 2023)
3) Clique com o botão direito nessa pasta e selecione: Exportar
Isso cria um backup de segurança caso algum erro ocorra durante o procedimento.
(Para restaurar o registro, basta clicar duas vezes no arquivo .reg que foi criado nesse passo)
4) Clique com o botão direito na pasta Version xxx no registro e selecione: Excluir
5) Reinicie o Solid Edge.
7) Todas as configurações feitas no menu Options (Opções) do Solid Edge são apagadas e precisam ser refeitas.
8) Todas as configurações de botões ativados/desativados são apagadas e precisam ser refeitas.
10) Esse procedimento NÃO APAGA templates, temas, arquivos, folhas de desenho, nem preferências.
Procedimento (Com backup)
Caso você tenha um backup das chaves de registro do Solid Edge (A) ou um backup das configurações e preferências (B)...
A) Backup do registro: Localize o arquivo .reg de backup e clique duas vezes nele para restaurar o registro.
Esse é o mesmo tipo de arquivo que foi gerado no passo 3. Porém, você deve usar uma versão "saudável" do registro para isso.
Ou seja, você deve criar um backup do registro em um momento em que o Solid Edge esteja funcionando.
- Aplicar um backup que você tenha feito no passado, quando o Solid Edge estava "saudável".
- Ou copiar as preferências e configurações da máquina "saudável" de um colega e exportar para a sua.
Marque apenas a opção Deploy Registry Settings